Beowulf - Heavy Metal - Fortaleza/CE


Muitas vezes a história do Beowulf confunde-se com a história do Heavy Metal em Fortaleza. Também quase impossível não associar o nome da banda ao seu vocalista, uma figura com um talento nato para a música e querida por toda a cena cearense, Silvio César.

E foi com seu irmão, o guitarrista Cláudio Barros e mais alguns amigos que em meados de 1988 resolvem formar o Beowulf. O nome escolhido veio de um poema escrito em uma língua arcaica, por soar estranho, autêntico e alheio a modas. Desde cedo a proposta musical era clara. Executar um Heavy Metal tradicional cheio de energia, técnica e agressividade, inspirados principalmente pelo Iron Maiden, Judas Priest, Mercyful Fate, Manowar entre outros grandes grupos.



Com os anos seguintes, a Beowulf passou por várias mudanças em sua formação. Entre fevereiro e outubro de 1989 a banda participa de alguns importantes shows em Fortaleza, ao lado de bandas já conhecidas como a Storms (PE) e a Avalon (PI). No final daquele ano, devido a alguns atritos, a banda fica praticamente sem formação, até que em março de 1990 temos o surgimento da nova fase da Beowulf.



Com Sílvio, Claúdio e Tales Groo (Dark Syde) nas guitarras, André Rodger (Fireline) no baixo e Harold "H.J" Junior na bateria a banda participa de um importante festival em Teresina, e em outubro daquele ano, resolvem entrar em estúdio para a gravação de sua 1ª demo tape, com as seguintes faixas: "Angel Hammer", "Falling Race", "Flying Free" e "Destiny Visions".




Com a saída de Tales e André, a banda não perde tempo, e recruta Marcelo Romcy e Hélio, respectivamente. Em maio de 1992 participam de um concurso local com mais de 40 bandas, onde tiram o 1º lugar, e logo em seguida, retornam ao estúdio para a gravação de sua 2ª demo, chamada "The Black Forest."






Em 1995 a banda participa na coletânea "Projeto Mythus" com a faixa "Another Way", juntamente com outras bandas da cidade. mas infelizmente, devido a uma série de problemas, a banda encerra suas atividades durante a segunda metade dos anos 90.



Em 2015, Silvio resolve reativar a banda e já participa do festival "Tempestade Metallica - Ano XXX" celebrando os 30 anos de um dos primeiros festivais ocorridos na cidade. O retorno foi muito bem recebido por todos, com Silvio César mostrando que esse tempo todo de hiato não prejudicou sua voz. E com a nova safra de bandas cearenses de excelente qualidade surgidas nos últimos anos, ter a Beowulf novamente no meio é uma certeza de melhorar mais ainda a cena metálica em Fortaleza.

0 comentários :

Postar um comentário

Seja gentil em seu comentário.